Políticas
Política da Qualidade da AADVDBA Direção da Instituição garante a divulgação e compreensão da sua Política a todos os colaboradores.
- Satisfazer as necessidades e as expectativas dos utentes fomentando o desenvolvimento global com base na promoção social e cultural minimizando as carências sentidas;
- Fomentar o desenvolvimento dos colaboradores reforçando as suas competências;
- Estimular o espírito de equipa através do envolvimento e participação permanente de todos os colaboradores;
- Promover a melhoria continua na qualidade nos serviços prestados;
- Promover a melhoria continua do Sistema da Gestão da Qualidade, inovando e modernizando os serviços de modo a melhorar continuamente a sua atividade.
- Cumprir os requisitos decorrentes do Sistema de Gestão da Qualidade, respeitando e fazendo cumprir todos os requisitos legais, regulamentares e normativos aplicáveis às atividades da AADVDB.
Política de Participação
A AADVDB promove junto dos utentes uma participação ativa na avaliação das suas necessidades pessoais e sociais e no planeamento e avaliação dos serviços. Este envolvimento ativo dos utentes nas escolhas e nos processos de decisão e avaliação promove a capacitação dos utentes em irem de encontro à satisfação das suas próprias necessidades, sendo agentes ativos da sua própria mudança. Fomenta-se, assim, a sua autonomia e autorresponsabilização.
Política de recrutamento, seleção e retenção
Os processos de recrutamento e seleção devem:
- Permitir a procura e a escolha de colaboradores que promovam a valorização do capital humano;
- Permitir a melhoria da qualidade dos processos e da sustentabilidade da organização;
- Promover a igualdade de oportunidades entre os candidatos e escolher apenas com base em critérios meritocráticos e económicos, dispensando outros critérios discriminatórios;
- Estimular a integração de pessoas afetadas por incapacidades não comprometedoras do exercício da função.
O critério de recrutamento é o seguinte:
a) cumprir os requisitos definidos para o exercício do cargo.
Os critérios de seleção são os seguintes:
a) nível de conhecimentos revelado para o grupo funcional
b) nível de competências revelado para o cargo.
Os colaboradores são a mais-valia da organização pelo que se pretende reter os profissionais de modo a manter a continuidade de um serviço com qualidade. Assim promove o desenvolvimento e reforço de competências, motivação e a criação de um bom ambiente de trabalho.