Conteúdo principal

Estatuto Editorial

Rádio União - A nossa voz

 
  1. A Rádio União – A Nossa Voz é uma emissora de radiodifusão pertencente à Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga – AADVDB – Pessoa Coletiva de Utilidade Pública n.º 503830208, assumindo-se em prol do mundo maravilhoso e solidário consubstanciado no lema “todos diferentes, todos iguais”, e afirmando-se nos valores da Liberdade, Humanitarismo, Isenção e Pluralismo.
     
  2. Nesse âmbito, a Rádio União – A Nossa Voz arroga-se como uma rádio generalista e de proximidade, visando promover a integração e inclusão de todos os que partilham a vida em sociedade, em especial no que concerne à cidadania e igualdade de direitos e oportunidades para pessoas com deficiência visual.
     
  3. Para esse efeito, a Rádio União – A Nossa Voz será difundida sobre o espaço público da Internet com recurso a Página Web, aplicações para dispositivos móveis e sites agregadores de rádios.
     
  4. A Rádio União – A Nossa Voz compromete-se a assegurar o respeito integral pelos princípios deontológicos e a ética na comunicação social, bem como pela boa fé dos ouvintes, salvaguardando o interesse público e a ordem democrática.
     
  5. No entrelaçamento de pessoas e comunidades, a Rádio União – A Nossa Voz propõe-se promover e valorizar a Cultura, as artes e os tempos livres, com participação nas suas diversas formas de expressão ou manifestação.
     
  6. Neste contexto, a Rádio União – A Nossa Voz promoverá sempre a defesa e a difusão da língua e cultura portuguesas e a música de autores lusófonos, bem como a defesa do património cultural e ambiental, e a sua programação privilegiará a produção e difusão de conteúdos do autor e a cobertura e divulgação de eventos.
     
  7. A Rádio União – A Nossa Voz contribuirá sempre para a informação do público, garantindo aos cidadãos o direito de informar, de se informar e ser informado, sem impedimentos nem discriminações, assegurando a independência, o pluralismo, o rigor e a objetividade da informação, com possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião através do estímulo à criação e à livre expressão do pensamento e dos valores que exprimem a diversidade universal.
     
  8. Em conformidade, a Rádio União – A Nossa Voz compromete-se a emitir vinte e quatro horas por dia, constando a sua programação de uma grelha aprovada pela Direção da AADVDB.
     
  9. A Rádio União – A Nossa Voz não dá preferência a qualquer doutrina ou ideologia, sendo independente de todos os poderes políticos, quadros profissionais, patronais e sindicais, manifestando-se como uma voz hodierna e inovadora na análise e no debate sobre os desafios sociais, políticos e económicos das comunidades em que a AADVDB insere a sua ação de solidariedade social.
     
  10. A Rádio União – A Nossa Voz orienta-se pelos princípios refletidos na Constituição e demais leis da República, defendendo responsavelmente o direito de livre expressão e inclusão de todas as minorias, bem como o respeito pelo Direito português e da Comunidade Europeia.
     
Póvoa de Lanhoso, sede social da AADVDB, aos 30 dias de novembro de 2022.